Como Conseguir Seu Primeiro Emprego

Como Conseguir Seu Primeiro Emprego: Entrar no mercado de trabalho é um verdadeiro desafio, principalmente para os jovens e adolescentes que não possuem experiência. Afinal, alguns recrutadores cobram algum tipo de conhecimento mesmo dos menores aprendizes.

Como Conseguir Seu Primeiro Emprego

O que fazer para conseguir esse emprego? Como o profissional que está em busca de sua primeira oportunidade pode demonstrar, para a empresa onde está participando do processo seletivo, que ele é uma boa escolha?

Se você conhece alguém que está se fazendo esses questionamentos nesse exato momento, então esse texto é para você. Aqui reunimos algumas dicas de como tornar a busca pelo primeiro emprego algo um pouco mais simples.

Tenha objetivos claros e definidos

A hora da entrevista é um momento muito delicado, principalmente para quem não tem experiência alguma e está em busca de sua primeira oportunidade. Então, para não ser descartado logo de cara é importante mostrar clareza e determinação em sua entrevista.

Durante a conversa com o recrutador, mostre que você é o profissional mais indicado para a vaga, mesmo que não tenha conhecimento prévio sobre o que fato precisará fazer em seu dia a dia.

Cative o recrutador

A entrevista é o lugar para outro ponto muito importante na hora da entrevista: cativar o recrutador. Por isso, nesse momento, é fundamental utilizar suas competência e reforçar todos os seus pontos positivos, para se destacar dos demais e conseguir atingir o objetivo, que é a vaga, mesmo sem experiência prévia.

Considere estágios ou vagas temporárias

Conseguir um estágio ou trabalhar em vagas temporárias antes de conseguir seu primeiro cargo efetivo pode não parecer grande coisa para algumas pessoas, mas isso é o que pode te colocar naquele tão sonhado emprego ou levar você para o fim da fila.

Isso porque, ao contrário do que alguns ainda acreditem, um estágio, mesmo que não remunerado, pode significar um contrato efetivo ao final do período de avaliação. O mesmo vale para os empregos temporários.

Então, não despreze oportunidades deste tipo, mesmo que pareça sem propósito ou o pagamento seja muito pequeno. Considere esse tipo de vaga como uma aprendizagem prática.

Conheça a empresa onde quer trabalhar

Quem vai participar de um processo seletivo, mesmo que para seu primeiro emprego, deve fazer uma pesquisa prévia e conhecer o máximo possível sobre a empresa. Visite o website da companhia, leia sobre sua área de atuação, entenda o que ela faz de fato.

Esse tipo de preparação é muito bem vista pelo recrutador, que enxerga no candidato alguém preparado e pronto para qualquer situação.
Inove

A inovação é uma qualidade e competência muito valorizada, tanto nas empresas como nos profissionais. Aliás, nesse último caso tem ainda mais importância, afinal os recrutadores tendem a ver com bons olhos os candidatos capazes de pensar fora da caixa.

Então, na hora da entrevista, mostre que você é capaz de propor soluções diferentes para problemas que pareciam triviais. Destaque também sua capacidade de resistir e se adaptar muito bem a mudanças. Resiliência é outra habilidade que conta muitos pontos a favor na hora da entrevista.

Leia também: Como se sair bem em uma entrevista de emprego

Comentários estão fechados.