Como se preparar para os concursos mais disputados

Conseguir um cargo público é o desejo de milhares de pessoas, por conta não apenas dos salários, muito maiores do que os oferecidos para um cargo semelhante na iniciativa privada, como também pela estabilidade.
Para que um funcionário concursado seja demitido de seu emprego é preciso um longo processo até a exoneração, o que não acontece na iniciativa privada, onde os desligamentos são muito rápidos.
No entanto, com tantas pessoas querendo a mesma coisa, passar em um concurso público, principalmente os mais disputados é muito difícil. Alguns têm uma relação candidato/vaga tão alta que se parecem com os vestibulares para cursos como medicina.
Vai prestar concurso público e tem medo de que o dinheiro gasto na inscrição seja desperdiçado? Então esse texto é para você. Reunimos aqui algumas dicas que vão lhe ajudar a passar até mesmo nos processos mais disputados.
Mantenha o foco no concurso
Uma das primeiras dicas para quem quer ser aprovado em um concurso público, principalmente os mais desejados, é manter o foco no processo seletivo. Saber o que você deseja e estar absolutamente concentrado nesse objetivo é muito importante.
Por isso, tenha concentração absoluta nos momentos em que estiver estudando. Mantenha sua mente ocupa apenas com a prova, evitando se distrair com outros assuntos que podem esperar.
Avalie o que é cobrado no concurso
Estudar o edital de um concurso, para saber exatamente o que será cobrando durante a prova é um ponto importante, assim como avaliar o que você realmente sabe sobre aquele assunto.
Algumas provas costumam ter um nível técnico muito elevado, o que pode assustar aqueles concurseiros que não se aprofundaram sobre o edital.
Então, para não sofrer esse tipo de baque, avalie detalhadamente o que será cobrado no processo seletivo, verifique seu conhecimento do assunto e, com essa relação, elabore o tempo necessário de estudos diariamente.
Não sobrecarregue nos estudos
Um erro muito comum de quem vai prestar um concurso é achar que precisa estudar 12, 14, 16 horas por dia desde os primeiros dias. Além de cansar muito, essa dedicação excessiva pode acabar com o entusiasmo de alguém que está se preparando para um concurso.
Por isso, para não cair nessa armadilha, o melhor é começar com poucas horas de estudo, aumentando esse período gradualmente. Desta forma, seu corpo e sua mente se acostumarão a passar longas horas estudando, sem que isso seja tão desgastante para você.
Mantenha uma rotina de estudos
Quem pretende passar em um concurso público precisa ter, antes de tudo, disciplina. Por isso, escolha um bom lugar para que possa estudar, priorizando lugares silenciosos e sem distrações.
Determine um horário para começar e terminar de estudar, programando pequenos intervalos com pausas, assim sua mente pode ser recuperar e ficar pronta para absorver novos conteúdos.
Pesquise
Para ser aprovado em um concurso público não é preciso decorar as apostilas. O melhor aqui é pesquisar, buscar referências e fazer simulados, assim você toma conhecimento do estilo da prova e saberá como responder às questões.

Comentários estão fechados.