Como se sair bem em uma entrevista de emprego

Como se sair bem em uma entrevista
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Com mais de 12 milhões de pessoas em busca de um emprego, se sair bem na tão aguardada entrevista pode ser o diferencial entre sair deste enorme contingente ou permanecer nele por tempo indeterminado.
Mas, afinal de contas, qual o grande segredo para se dar bem na entrevista e sair da conversa com o recrutador com a contratação fechada e a certeza de que uma nova fase em sua vida se inicia?
Para ajudar quem está em busca de novo emprego ou quer trocar seu atual, elaboramos um texto com algumas dicas para arrasar na entrevista.
Destaque seus pontos positivos profissionalmente
Durante a entrevista, é importante que o candidato tenha em mente quais são seus pontos positivos como profissional. Mas aqui não é o momento de exaltar suas qualidades, e sim contar momentos em que pôde mostrar sua capacidade.
Reúna alguns eventos em que sua qualificação profissional foi testada e conte ao recrutador o que fez para resolver um eventual problema que tenha surgido ou qual o seu papel para que a situação permanecesse sob controle.
Mantenha um discurso positivo
A entrevista de emprego pode ser um momento muito tenso, onde você pode gaguejar e até ficar sem saber exatamente o que dizer. Apesar disso, mantenha um discurso positivo, usando sempre expressões e palavras otimistas em tudo o que disser.
Procure também destacar eventos positivos das experiências anteriores que você teve, mesmo que ainda não tenha conseguido seu primeiro emprego.
Não menospreze perguntas estranhas
Em alguns processos seletivos, você poderá ter de responder algumas perguntas, digamos, inusitadas, como qual é o seu signo, quantos restaurantes de uma determinada marca existem em sua cidade ou qual o tamanho de um animal, por exemplo.
Embora pareçam sem sentido a princípio, essas questões podem se tratar de um teste de lógica aplicado, por exemplo, em bancos ou instituições financeiras. Caso isso aconteça, tente respondê-las de forma coerente.
Mantenha o bom humor
Uma entrevista de emprego pode ser um momento de muita tensão, tanto que algumas pessoas podem ficar tensas e de “cara amarrada”. Se você fica assim, repense sua atitude. Nesses eventos, o melhor a fazer é estar com um sorriso no rosto ou, ao menos, uma expressão alegre e de contentamento.
Pesquise a empresa
Antes da entrevista de emprego, faça uma boa pesquisa sobre a empresa. Entenda o que ela faz, quais são seus clientes, seus concorrentes, quais os desafios da companhia, as qualidades que valoriza em seus funcionários.
Descubra tudo o que puder, pois os recrutadores olham com muito bons olhos os candidatos que realmente conhecem a empresa em que desejam trabalhar.
Tenha cautela nas redes sociais
Hoje temos total acesso à internet. Estamos conectados o tempo todo, em nossos computadores e celulares. As redes sociais são as partes mais importantes da rede, porque nelas costumamos contar nossa vida.
Mas, para quem está procurando um novo emprego, é fundamental ter muito cuidado com as redes sociais. Evite se expor demais ou ter posturas polêmicas, pois os recrutadores costumam pesquisar a reputação de seus candidatos na internet.

Comentários estão fechados.